quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hacker x Cracker


Para os hackers não existe tradução. Os crackers não são os biscoitinhos salgados e saudáveis.
Hackers são basicamente feras da informática que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente. São trabalhadores, estudiosos, pessoas que o usam do computador para benefícios próprios. É um fuçador. Um indivíduo que dispensa cursos ou um profissional para que lhe ensine a usar um programa. Não são anjos, mas não saem por aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros. Não há magia no que eles fazem.  Em linhas gerais, hacker é o indivíduo que domina uma área, independentemente de qual seja.
O hacker que se dedica a roubar arquivos ou destruir dados é chamado cracker, esses sim são perigosos.
Cracker deriva do verbo em inglês “to crack”, que significa quebrar, segundo algumas fontes, são os aficionados por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes, códigos de programas e demais ações com fins criminosos. Além de cracker significar, em alguns casos, “Pirata Virtual”, a palavra  crack pode classificar programas que tiveram seu código fonte, licença de uso ou chave de registro alteradas.
O cracker (não o hacker) é a pessoa que quebra o código de algum programa, por exemplo, e o crack é o programa que foi "crackeado". Lembre-se: programa crackeado significa pirateado, ou seja, é crime! Portanto, tome muito cuidado com seus passos pelo mundo virtual, pois assim como no mundo real, há inúmeras armadilhas nos esperando a cada clique ou descuido.

A ética hacker pode ser definida numa frase: "Veja tudo, aprenda tudo, não toque em NADA."

Um comentário:

  1. PATRICIA

    ADOREI ESTA MATÉRIA. PARABÉNS A COLUNISTA. SINCERAMENTE EU NÃO SABIA DIFERENCIAR, AGORA VC ME INFORMOU E ME AJUDOU MUITO. OBRIGADO! BJS NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir