terça-feira, 16 de agosto de 2011

Faz mal malhar gripada?




O exercício é, sim, um ótimo aliado da imunidade e prevenção de gripes e resfriados, mas será que durante a doença ele realmente faz bem?

De acordo com especialistas de medicina esportiva, em entrevista à revista BOA FORMA, quando a gripe já pegou você, nem sempre a melhor coisa é ir para a academia. Siga alguns cuidados básicos indicados por eles e faça a coisa certa nesses momentos!

1. Se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse; 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados estão liberados.

2. Quando os sintomas estiverem levinhos, volte somente à ginástica. “As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar os sintomas leves”, explica o infectologista Artur Timerman.

3. Se a dor se espalhar além da cabeça, fique na cama. Febre, infecção nas vias respiratórias e dores no corpo exigem descanso.

4. Jamais malhe até transpirar. “Forçar o corpo além do limite pode agravar sua condição, que está sensível”, conta o médico.

5. Se a gripe for muito forte, espere pelo menos duas semanas para voltar aos poucos ao treino. “Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora”, aconselha Timerman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário