quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Doenças não transmissíveis são principal causa de morte no mundo

As doenças não transmissíveis respondem por quase dois terços de mortes ocorridas no mundo, destaca um relatório publicado nesta quarta-feira pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

"As enfermidades não transmissíveis são a principal causa de morte no mundo", declarou Douglas Bettcher, um dos responsáveis da OMS na luta contra o fumo, ao apresentar o relatório à imprensa. 

Segundo o documento, as doenças causam 36 milhões de mortes a cada ano, o que equivale a 63% do total de óbitos em todo o mundo. 

Dos 36 milhões de mortes causadas anualmente, nove milhões correspondem a pessoas com menos de 60 anos. 

Entre as doenças não transmissíveis, as cardiovasculares são as mais perigosas, já que respondem por 48% dos óbitos, contra 21% para os vários tipos de câncer, 12% para enfermidades respiratórias e 3% para diabetes. 

Os principais fatores que favorecem as doenças são bebidas alcoólicas, vida sedentária, má alimentação e cigarro, destacou Bettcher. 

O relatório destaca que os problemas estão aumentando nos países pobres, onde o número de mortes cresceu com força. 

A OMS destaca ainda que as crianças com menos recursos seguem como os principais consumidores de alimentos e bebidas açucaradas, que fazem mal à saúde. 

O documento também diz que um crescimento de 10% das enfermidades em um país representa uma redução de 0,5% no seu PIB (Produto Interno Bruto). 

Segundo a OMS, as mulheres japonesas são o grupo menos propenso às doenças não transmissíveis, com taxa de mortalidade anual de 178 por 100 mil indivíduos. 

Entre os homens, a mais baixa taxa de mortalidade foi verificada no pequeno Estado de San Marino, com 308 óbitos por 100 mil indivíduos

Nenhum comentário:

Postar um comentário