A palavra tecnologia vem de tecno = técnicas + logia = estudo. Seria a grosso modo o estudo das técnicas. Como o próprio nome indica, seria muito difícil precisar quando surgiu a tecnologia. Afinal qualquer técnica criada pelo homem se enquadra em tecnologia. O domínio do fogo, por exemplo, foi um avanço tecnológico. Talvez o maior de todos. A partir do domínio do fogo o homem teve acesso a fundição do ferro... e por aí vai...
Após a revolução industrial do século XVIII, a tecnologia desenvolveu-se rapidamente e em vários campos, modificando completa e irreversivelmente o estilo da vida humana. O ser humano, de acordo com a evolução da tecnologia, ficou dependente dela para viver. Até sem perceber, usamos aparelhos “tecnologicamente” novos, em coisas importantes e coisas “inúteis”; por exemplo, grandes cofres digitais guardam o dinheiro nos bancos, em quanto usamos nossos celulares para jogar tetris.
A expansão das tecnologias de informação e comunicação, por exemplo, disponibiliza uma informação diversificada e promove a transmissão e partilha de conhecimentos, privilegiando assim a descoberta, o questionamento e a diversidade. A tecnologia consegue facilitar as tarefas anteriormente só desempenhadas pelo esforço humano e serve ainda para fins recreativos.
Mas no mundo tecnológico nem tudo é um mar de rosas. A tecnologia polui, consome energia e rouba postos de trabalho. Para não falar da invasão à privacidade, pirataria e de informação enganosa. As alterações provenientes do avanço tecnológico também têm consequências menos positivas na nossa interação com a sociedade e com as outras pessoas. Um dos grandes resultados disso é o comodismo extremo, o facilitismo e o individualismo. Há quem consiga passar todo o santo dia em casa com o computador no colo, até mesmo para ir à casa de banho! Não precisam tanto de sair de casa porque estão disponíveis diversos serviços na Internet, onde podem comprar comunicar, criar, transmitir, recriar, modificar…
Penso que a tecnologia ainda tem muito a oferecer e muito a surpreender! Tudo dependerá, afinal, do equilíbrio entre a dita tecnologia e a sua utilização. Não esqueçamos que só com pedrinhas e pauzinhos não tínhamos a realidade atual! Foi graças à mente humana e ao constante progresso científico-tecnológico que hoje temos à nossa disposição mil e uma maravilhas tecnológicas.
PS: Não deixem de postar os comentários, se não são seguidores do Blog, de hoje em diante façam parte.
Grata a todos, Maisa Vieira
PS: Não deixem de postar os comentários, se não são seguidores do Blog, de hoje em diante façam parte.
Grata a todos, Maisa Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário