sábado, 21 de maio de 2011

Pagamento antecipado de dívida. Será que vale a pena?

A tendência, quando surge um dinheiro extra, inesperado, é torrar tudo, certo? Mas calma lá: talvez ele seja a saída para diminuir o valor total de uma dívida que está sendo paga em parcelas e, portanto, acumulando juros e mais juros a cada mês.

Seja a dívida da televisão, do carro novo, do cartão de crédito ou de um empréstimo pessoal no banco. "Quando você adianta uma parte do pagamento, o credor é obrigado a dar um desconto proporcional aos juros embutidos nas parcelas que só seriam quitadas mais tarde. Vale a pena sentar à mesa para renegociar", esclarece Alexandre Costa Oliveira, técnico da área de assuntos financeiros.

Dica: o escritório do Procon em cada cidade faz o cálculo do abatimento para os interessados. Os valores, no entanto, mudam diariamente. A conta feita hoje não serve para o pagamento que será efetuado só daqui a um mês.

Lembre-se: a antecipação do pagamento não é vista com bons olhos por bancos e financeiras, que lucram com a cobrança de juros e tarifas, mas é um direito do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário