“Um dos erros mais comuns é o excesso de talheres, quando, na verdade, só será servido o prato principal. Fique atenta, pois em uma mesa todos os talheres, copos e pratos devem ter sua função”. Mirian recomenda só colocar na mesa as peças correspondentes ao que será servido. “Caso tenha pratinho para pão e faquinha de manteiga (ou patê), é porque será servido pão, patê ou manteiga. Quando estão disponíveis talheres de peixe espera-se que seja servido um prato de peixe”, diz.
O mesmo aplica-se às bebidas. “As taças de vinho branco ou tinto só têm sentido quando estas bebidas forem servidas. Se o espumante for servido fora da mesa, coloque estas taças em um aparador ou em bandejas”.
Guardanapos grandes (50 cm x 50 cm) são ideais para colo (dobrados ao meio) em jantares mais formais, caso contrário são aceitáveis os de tamanho 40 cm x 40 cm, ensina a bed stylist.
“Já o uso de pequenos guardanapos de coquetel é ideal para quando são servidos aperitivos e chás com bolinhos. Também é válido no caso da sobremesa servida fora da mesa. Uma dica especial é ter pequenosbowls com água e umas gotas de lavanda, limão ou pétalas de rosas para sinalizar quando algum prato do cardápio dispensa o uso de talheres, como a alcachofra, por exemplo”, recomenda Mirian, acrescentando que os bowls devem ser recolhidos após o uso.
“Ser anfitriã é mais simples do que parece. Basta agir com naturalidade e alegria. No final, o que mais vale na hora de receber é o capricho e o carinho”, conclui a bed stylist da Blue Gardenia, Mirian Gotfryd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário