Almoçar fora de casa custa, em média, R$ 27,46 no Brasil, segundo pesquisa da administradora de cartões-benefício e cartões pré-pago Alelo, em parceria com o Datafolha. O valor representa um aumento de 2,54% em relação ao levantamento apresentado no ano passado, que apontava gasto médio de R$ 26,78. Salvador é a quinta capital onde é mais caro almoçar fora.
A pesquisa avaliou também o custo individual de prato principal, sobremesa, bebida e café expresso. Da média de R$ 27,46, somente o prato representa aproximadamente 60% do valor da refeição completa, com valor médio de R$ 16,35. A sobremesa, por sua vez, representa R$ 5,38, enquanto a bebida participa com R$ 3,15 e o café com R$ 2,58.
A pesquisa analisa o custo da refeição no período do almoço, de segunda a sexta-feira. O cálculo foi feito a partir de entrevistas com 4.312 estabelecimentos de cidades brasileiras credenciados à rede Visa Vale. O levantamento foi realizado entre 13 de setembro e 19 de outubro de 2011.
Segundo dados da pesquisa, o aumento dos estabelecimentos de até 50 lugares – que passaram a representar 34% da amostra contra 18% do ano passado –, motivou a pequena variação do preço médio de refeição. Os restaurantes com 50 ou mais lugares (66% de amostra) registraram uma alta de 10% no valor da refeição completa.
A cidade mais cara para se almoçar entre as 18 capitais pesquisas é São Luís (MA), onde o custo médio é de R$ 36,21. Na sequência vem Rio de Janeiro (R$ 32,78) e Brasília (R$ 31,77). São Paulo ficou em 8º lugar, com gasto médio de R$ 28,47.
O aumento mais expressivo dos componentes da refeição foi identificado no valor do café (10,26%), seguido pelo preço da bebida (6,42%). Prato e sobremesa tiveram aumentos menores, com, respectivamente, 1,36% e 0,56%.
O levantamento analisou o custo e a oferta da refeição em quatro diferentes categorias de prato: comercial (também conhecido como “prato feito ou PF), self service, executivo e à la carte.
Segundo a pesquisa, 58% dos estabelecimentos oferecem o sistema de refeição self service, queda de seis pontos percentuais frente à edição de 2011. O tradicional prato comercial subiu sete pontos (27%) e o executivo, cinco pontos percentuais (24%). A categoria à la carte subiu um ponto, para 37%.
No almoço à la carte, o gasto médio do brasileiro é de R$ 40,51, segundo a pesquisa. No executivo, o gasto é de R$ 29,74. As opções mais econômicas são o self service (R$ 23,60) e o comercial (R$ 20,58).
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