domingo, 6 de novembro de 2011

Ex-namorados usam rede social para brigar

Bastaram alguns dias após o início do namoro para a publicitária Ana Dias*, 29 anos,  começar a receber mensagens com ameaças e ofensas pessoais. “Criaram vários perfis virtuais me xingando e dizendo que meu namorado tinha outra. Começaram no Facebook, depois passaram para meu celular e também para o Orkut. Um transtorno imenso”, contou.

“Uma espécie de vírus humano poluindo a privacidade das pessoas”. É assim que ela agora define os ataques diários via internet que recebeu durante meses. Por trás da onda de ódio, estavam o início do novo relacionamento amoroso e a vingança de duas  mulheres: uma que se sentia trocada e outra que se passava por amiga do casal.     

Para evitar os ataques, Ana trocou os números de telefone e bloqueou contatos na internet para desconhecidos. “Agora estou meio escondida na vida. Muitas pessoas que querem falar comigo não conseguem”, desabafou.

Remoção de conteúdo -  Não há dados oficiais sobre ataques contra a honra praticados pela internet na Bahia, mas segundo o advogado especialista em crimes virtuais, Thiago Vieira, é cada vez maior a procura por ajuda parasolucionar ataques como esses. O advogado destacou que em muitos casos a vítima evita buscar a Justiça, mas que essa é a melhor forma de tentar fazer com que o material pare de ser divulgado. 

No final do ano passado, por exemplo, uma mulher foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a uma funcionária pública baiana após difamação contra a mesma no Orkut.  “A criminosa copiou  fotos da jovem,  gerou montagens de cunho sexual em softwares de edição de imagens e criou um perfil falso da vítima”, detalhou o advogado. O caso está agora em fase de recurso. 

Em todos os casos, Vieira aconselha  que se  procure ajuda o mais rápido possível: “Ainda existe muita dificuldade em identificar a origem desse tipo de mensagem, por isso quanto antes começar a busca melhor”. 

Entre as clientes do advogado está uma jovem que também pediu para não ser identificada. Ela teve fotos íntimas publicadas na internet, pelo ex-namorado. “Imagens de foro íntimo foram divulgadas em sites nacionais e internacionais, mas conseguimos que os servidores fossem notificados e removessem as imagens”. 

No caso de Ana, foram dois meses desde o início da perseguição até ela pedir ajuda: “Aguentei um tempo, mas quando vi que só piorava resolvi dar um basta. Cheguei a receber oito mensagens por dia, além de ligações com gritos e ameaças”.  

Ana pensou em procurar uma delegacia, mas acabou sendo ajudada por um tio que trabalha na Polícia Federal. As suspeitas, aos poucos, foram sendo confirmadas. A partir de endereços IP (código que identifica uma conexão entre computadores), descobriu-se que as mensagens partiram de três lugares diferentes.“São duas pessoas envolvidas, uma delas é a ex-namorada de meu namorado e a outra é alguém que pensávamos ser uma amiga nossa”, revelou a publicitária.

No total, a perseguição durou oito meses. O último perfil falso foi apagado há três semanas, mas Ana se diz confiante: “Agora elas já sabem que isso não nos afeta e que nos uniu mais, por isso acredito que pararam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário