sexta-feira, 23 de março de 2012

Líder do movimento grevista, Marco Prisco deixa prisão em Salvador

Marco Prisco, líder do movimento grevista que ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro na Bahia, foi liberado da prisão na tarde desta sexta-feira (23), segundo informações da Secretaria de Assuntos Penais (Seap). Ele estava detido no presídio público da capital desde o dia 9 de fevereiro.
Na quarta-feira (21) o cabo Paulo Hohenfeld, que também estava preso desde o fim do movimento, foi solto, por volta das 11h. Segundo a advogada Ruth Serravale, a liberdade provisória foi expedida pela 2ª Vara Crime do Estado.
Prisão
O ex-policial militar Marco Prisco, considerado líder da greve de PMs na Bahia, foi encaminhado no fim da tarde do dia 9 de fevereiro para a Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, de acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Ainda segundo a Seap, Prisco ficou detido em uma cela separada dos outros detentos para garantir sua integridade física.
Desocupação da Assembleia
O prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, foi liberado na manhã da quinta-feira do dia 9 pelos policiais militares grevistas que mantinham a ocupação desde 31 de janeiro. Marco Prisco e o policial Antônio Angelim deixaram o local presos. Ambos saíram pelos fundos da Assembleia, evitando o contato com a imprensa. A estratégia foi uma exigência de Prisco, que liderava a ocupação.
A saída dos manifestantes e as prisões ocorreram após o Jornal Nacional divulgar, na quarta-feira (8), conversas gravadas entre os chefes dos PMs grevistas na Bahia que mostram acertos para realização de ações de vandalismo em Salvador. Marco Prisco, que também é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), foi flagrado em ao menos um dos telefonemas. Tanto ele quanto Angelim estavam na lista dos 12 integrantes do movimento que eram alvo de mandados de prisão. Até esta manhã, cinco foram presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário