sábado, 17 de janeiro de 2015

Resultados na redação do ENEM são ‘assustadores’, aponta educadora Matense



Professora Maristela Oliveira

 A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) feita na noite da última terça-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC), chamou atenção para um dado: mais de 529.373 pessoas que fizeram as provas tiraram zero na redação. O tema “Publicidade infantil em questão no Brasil” surpreendeu inclusive professores.

Na manhã deste sábado, dia 17, a educadora Matense, Maristela Oliveira, participou do Programa Trocando Ideia, da Rádio Sauipe FM (102,9) e comentou os números divulgados. Na classificação dela, são ‘assustadores’. 

Profª Maristela Oliveira, Bruna Almeida e Jefferson Silva
A professora Maristela disse ainda que o tema foi pouco discutido pela mídia, diferente do exame de 2013, onde a sociedade como um todo teve que inserir no cotidiano a “Lei Seca”, tema apresentado naquela edição. 


Quando questionada quanto à responsabilidade deste resultado, a professora foi cautelosa: “Eu acredito que é uma responsabilidade em tabela. Governantes, alunos e profissionais da educação também. É um resultado para que todos nós, juntos, analisemos. Não podemos jogar a pedra em A, B ou C. Quem somos nós para julgar individualmente cada um?”, questionou. 

Ela disse ainda que para se dar bem na prova é bom ficar atento à segunda competência que é a interpretação de texto. Para isso, segundo Maristela, é preciso que os estudantes tenham o hábito de ler. “A leitura é de fundamental importância para desenvolver a interpretação de qualquer texto, não apenas o do ENEM”.  

Ela finalizou a entrevista com uma frase de Monteiro Lobato que diz: ‘País se faz com homens e livros’, e acrescentou: homens dispostos e livros abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário